Aprenda a Fazer Extrato de Tomate Caseiro!

Todo mundo quer aprender a fazer algum alimento de forma caseira, não é mesmo? Que tal começarmos hoje fazendo um extrato de tomate caseiro? Nunca cozinhou ou nunca fez nada caseiro? Não se preocupe, neste texto vamos te ensinar alguns passos básicos de como fazer um extrato de tomate caseiro. É muito simples e leva apenas alguns poucos minutos.

Para fazer um extrato de tomate caseiro são necessário alguns ingredientes básicos como o molho de tomate. Esse produto, se você quiser também fazer em casa, é apenas utilizar tomates, sal e açúcar na composição.

[ Aprenda a Fazer um Delicioso Danoninho Caseiro Aqui ]

Veja Como Fazer Extrato de Tomate Caseiro:

Você pode fazer o molho caseiro com tomates frescos do supermercado, sacolão ou horta perto da sua casa e incrementar com temperos e ervas aromáticas. A receita é a seguinte:

Ingredientes:

1 kg de tomates bem vermelhos.

1 ramo de manjericão.

1 cebola picada.

2 dentes de alho amassados.

½ xícara (chá) de azeite de oliva ou óleo.

1 cenoura.

Sal e pimenta do reino a gosto.

Extrato de Tomate Caseiro

Foto:Divulgação

 

Modo de fazer:

Um dos primeiros passos é lavar os tomates, fazendo um leve corte em cruz e colocando-os na panela com água fervente (que deve cobrir todos os tomates). Deixe cozinhar por cerca de dois minutos ou até a pele soltar e retire o “olho” e a pele.

Assim que água começar a ferver é importante que você mergulhe de verdade e aos poucos também os tomates e deixe-os cozinhando até a pele começar a soltar. Com uma escumadeira, transfira os tomates para a tigela com água e gelo pois com o choque térmico do quente com o frio ficará mais fácil de descascar. A partir desse corte em x, você irá puxar e descartar a pele toda. Transfira agora os tomates pelados para uma tigela e repita com o restante. Reponha o gelo na tigela conforme for derretendo para manter a água bem fria.

Bata os tomates no liquidificador.

Refogue a cebola e o alho no azeite ou óleo até dourar. Junte ao refogado o tomate já batido e a cenoura inteira (para reduzir a acidez).

Leve tudo ao fogo e cozinhe até obter um molho espesso.

Retire a cenoura e adicione o sal e a pimenta do reino a gosto.

As folhas de manjericão picadas devem ser adicionadas na hora de servir.

Por fim, você pode congelar o molho em pequenas porções e descongelar na geladeira quando quiser utilizá-lo em suas receitas.

Gostou da receita saudável?

Você, dessa forma, poderá chamar seus amigos para comer uma boa macarronada com extrato de tomate ou até uma lasanha e também poderá compartilhar com seus amigos e familiares a receita caseira do extrato de tomate. Temos a certeza de que eles ficarão muito felizes em saber que você está oferecendo a eles a oportunidade de fazer algo tão prático e tão legal. Num outro dia, talvez, quem sabe eles não chamam você para comer algum prato na casa deles?

Com tantas notícias negativas de alimentos industrializados, ao fazer seu extrato de tomate caseiro, você tem certeza de estar consumindo um alimento gostoso, muito mais barato, saudável e seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!