Como estimular a linguagem do bebê de 1 a 2 anos!

Como-estimular-a-linguagem-do-bebê-de-1-a-2-anos
Spread the love

Oiii! Como anda o desenvolvimento de seu lindo bebê? Você anda preocupada com tudo, inclusive com os aspectos da comunicação? Quer saber como estimular a linguagem do bebê de um a dois anos? então continue lendo este artigo! 🙂

Primeiramente, o que a gente pode esperar da linguagem de um bebê de um a dois anos? Entre um ano e um ano e meio, mais ou menos, aparecem as primeiras palavras com intenção e significado.

É aquela fase em que o bebê geralmente já fala “mamã” e “papa” “tetê”. É nessa fase também que a criança chama qualquer animal de “au au”. Pode ser gato, galinha cavalo…pra ele ainda é tudo “au au”! Já são capazes de entender verbos que representam ações, como: “dá”, “acabou”, “quer”. Identifica objetos quando a gente fala o nome e já sabe mostrar as partes do próprio corpo Entre um ano e meio e dois aninhos começam a aparecer as frases com dois ou três elementos, e eles também já usam o “não” no começo ou no final das frases nessa fase eles já conseguem entender e prestar atenção em historinhas curtas.

Já sabem identificar as partes do corpo em outra pessoa e usam o próprio nome Ok! Mas agora eu vou falar sobre como estimular o desenvolvimento de linguagem nos bebês de 1 a 2 anos.

Veja Como estimular a linguagem do bebê de 1 a 2 anos:

Dica 1:

Continue conversando bastante contando histórias e cantando músicas de diferentes ritmos. Fale sempre de maneira correta é normal que o bebê fale tudo errado no comecinho, ele tá aprendendo. Mas ele precisa de um modelo correto de fala Se ele tiver um modelo ruim, um modelo errado vai ser muito mais difícil ele aprender a falar corretamente.

Se o bebê pedir algo por meio de gestos ou apontando para o que ele quer, peça pra que ele fale! Sempre incentive-o a pedir as coisas falando. Pergunte o nome do bebê, mesmo que por algum tempo ele ainda não saiba responder, logo logo ele vai aprender. Peça pra que mostre as partes do corpo nele e depois em outras pessoas ou em um boneco.

Dica 2:

Quando forem passear, fale sobre tudo que estão vendo por exemplo, uma simples ida ao mercado é uma ótima oportunidade pra ensinar o nome dos alimentos, as cores, os tamanhos. Os estímulos são vários!

Mostre livrinhos de histórias ou revistas e fale sobre os personagens, sobre os animais, sobre os objetos que aparecem na história. Ensine e peça pra que imite os sons das coisas, como o tic tac do relógio, o bee bee da buzina do carro, e até mesmo os sons que fazem os animais! É interessante brincar com brinquedos de encaixe, com diferentes formas cores e tamanhos E você também pode oferecer lápis de cor ou giz de cera de espessura mais grossa, para que ele comece a fazer os primeiros rabiscos

Dica 3:

Promova brincadeiras com fantoches, com bola, bexiga, água, massinha de modelar. Dê ordens simples como: joga bola pra mim? Todas essas atividades fazem com que o bebê desenvolva a percepção de parâmetros importantes como sequência, ritmo, noção de esquema corporal, distância.

Seu bebê aprende a diferenciar tamanhos, formas, texturas. Além de, claro, estimular o desenvolvimento da fala. Agora que você aprendeu a estimular a linguagem do bebê de 1 a 2 anos, entenda que a comunicação é essencial não só para o bebês e sim para todos! Portante, comunique-se!

Encontramos esse conteúdo no Youtube